Nova subsidiária da Eletrobrás reuniria distribuidoras em déficitDepois de aprovada a Medida Provisória 396, que deu superpoderes à Eletrobrás, o governo está debruçado sobre a reestruturação da holding, de forma a melhorar sua eficiência e gestão. O Ministério de Minas e Energia estuda a criação da subsidiária Amazonas Energia, que reuniria sete distribuidoras federalizadas deficitárias, de forma a ganhar escala e resgatar o equilíbrio financeiro. Os planos em discussão para a estatal passam pela pulverização de seu capital. Atualmente, só 35% das ações estão no mercado.
- Temos preocupação com as federalizadas, elas estão realmente deficitárias. Estamos buscando uma solução - confirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Segundo uma fonte do setor, a construção, no Norte, de interligações de energia com o sistema nacional vai reduzir o custo das empresas, que poderão levar energia mais barata para a região. Uma das linhas de transmissão, cuja construção está atrasada, liga Acre e Rondônia ao Mato Grosso. A outra, unindo Tucuruí, Manaus e Macapá, ainda será licitada.
(O Globo,
FGV, 18/03/2008)