O governo britânico anunciou na última quarta-feira (12/03) o Orçamento de 2008, prevendo uma série de medidas relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. A proposta, intitulada Stability and opportunity: building a strong, sustainable future [Estabilidade e oportunidade: construindo um futuro forte e sustentável] pretende fazer com que a economia britânica reduza a emissão de carbono, gás responsável pelo aquecimento global.
As principais medidas previstas estão na questão dos combustíveis.. Para diminuir o consumo e as emissões de CO2, o governo britânico irá aumentar os impostos sobre combustíveis e carros mais poluentes pagarão mais taxas, enquanto carros com baixa taxa de poluição estarão isentos de taxas no primeiro ano. O governo também vai incentivar o uso de biocombustíveis sustentáveis.
Outras medidas foram apresentadas, como a proposta de que prédios não-domésticos devem estar livres de emissões de carbono a partir de 2019, e a possibilidade de aumento no corte de emissões para 80% até 2050.
Na semana passada o parlamento inglês debateu uma lei visando responsabilizar criminalmente as empresas que comprarem ou comercializarem produtos oriundos do desmatamento ilegal em qualquer país.
Veja mais:
Reino Unido caminha rumo à legislação responsabilizando empresas por desmatamento ilegal(
Amazonia.org.br, 18/03/2008)