Uma equipe de Brasília da Fundação Nacional do Índio (Funai) já se encontra em Boa Vista, desde sexta-feira (14), para retomar o processo de indenização das famílias remanescentes nas áreas indígenas Raposa Serra do Sol e Anaro. De acordo com o administrador da Funai em Roraima, Gonçalo Teixeira, a equipe vem com a missão de reconvocar cerca de 52 famílias que ainda restam nas reservas.
Ele disse que serão 39 retiradas da Raposa da Serra do Sol e 13 famílias da Anaro. “Mais uma vez as famílias serão chamadas para receber o dinheiro das indenizações e desocuparem as terras das reservas”, disse.
O administrador disse que o edital convocando as famílias deverá ser publicado ainda esta semana. O edital fixará prazo para que as pessoas procurem a Funai para tomar conhecimento do valor da indenização e dizer se concordam ou não.
Gonçalo Teixeira disse que terão direitos a receber as indenizações famílias que não entraram na Justiça e estão cadastradas pela Funai. Disse ainda que quem estiver com ações judiciais contestando os valores ou resistindo à determinação do Governo Federal, também poderá ser beneficiado, desde que retire o processo judicial, inclusive os rizicultores.
O administrador explicou que desde 2002 foram feitos 368 laudos de vistorias na Raposa Serra do Sol, sendo que 198 famílias receberam a indenização, 80 delas estão com depósito judicial e 12, por serem casados com indígenas, permanecem dentro das terras.
(Folha de Boa Vista,
FGV, 17/03/2008)