Estudantes da rede pública de ensino participam, nesta quarta-feira, às 10h, de um mutirão no Píer Mauá, na Praça Mauá, de limpeza da Baía de Guanabara. O evento ocorre na semana das comemorações do Dia Mundial da Água, 22.
As atividades, nas quais participam ainda pais, professores, ecologistas e representantes de ONGs, serão estendidas às comunidades do entorno de cinco das nove Ecobarreiras da Serla e de municípios do interior do Estado. A campanha "Limpeza nos Rios das Escolas" faz parte do projeto da Secretaria do Ambiente e da Serla, "O Rio ama os rios - Cuide bem do seu"
O evento tem por objetivo alertar a população fluminense para a necessidade de recuperação e preservação dos recursos hídricos do Estado. Além do mutirão de limpeza na Baía da Guanabara, haverá palestras de técnicos da Serla, distribuição de camisetas, luvas, lanches para os estudantes e a apresentação de teatro de bonecos do Grupo Papavento.
As atividades pelo Dia Mundial da Água também envolverão as comunidades de outras ecobarreiras e das Agências Regionais da Serla no interior do Estado, onde também estão previstos mutirões e palestras com temas ambientais.
Nas ecobarreiras - Canal do Cunha; Rio Meriti, no Trevo das Missões; Arroio Fundo, na Cidade de Deus; Rio Irajá, próximo ao Mercado São Sebastião; Canal Marapendi, na Av. Armando Lombardi, 1100, em frente ao Posto Mega - os mutirões terão a participação de alunos das escolas do entorno que serão conduzidos ao local por ônibus disponibilizados pela Serla
(O Dia, 17/03/2008)