Técnicos sobrevoaram a área e descobriram uma segunda mancha perto do Porto de Aratu.
Fenda de três metros foi aberta no casco do navio após colisão contra o píer do porto.
Óleo que vazou de navio norueguês é retirado da Baía de Todos os Santos (Foto: João Alvarez/Ag. A Tarde/AE)Cerca de 85% dos cinco mil litros de óleo que vazou de um navio norueguês no Porto de Aratu, na Baía de Todos os Santos, em Candeias (BA), já foram retirados do mar, segundo técnicos do Centro de Recursos Ambientais da Bahia.
Ambientalistas sobrevoaram a área atingida pelo vazamento nesta segunda-feira (17) e descobriram uma segunda mancha de 150 metros localizada a 2,5 quilômetros do porto. A mancha está próxima à Ilha de Maré, mas não há registro da morte de peixes ou outros danos ao meio ambiente.
O acidente aconteceu no sábado (15), depois que o navio se chocou contra o píer do porto. O impacto provocou uma fenda de três metros no casco de embarcação. O navio norueguês permanece atracado e aguarda a liberação da Capitania dos Portos para que o casco seja consertado.
Além do óleo, o navio estava carregado com outros produtos químicos usados para fazer plásticos e refinar petróleo, mas não houve derramamento destes produtos.
(G1, 17/03/2008)