A partir do dia 3 de maio, os produtores da Feira Ecológica de Caxias do Sul não disponibilizarão mais sacolas plásticas aos consumidores
O aviso, afixado em cartazes desde o último final de semana nas bancas localizadas no Largo da Estação Férrea, chega com bastante antecedência para não pegar ninguém de surpresa e evitar possíveis reclamações.
Segundo o agricultor Antônio Rossi, integrante da Comissão Executiva da feira, a reeducação dos clientes e próprios agricultores vêm ocorrendo há mais tempo, por meio de muito diálogo.
– Prova disso é o número cada vez maior de pessoas que trazem a própria bolsa de casa, seja de pano, vime ou mesmo as sacolinhas plásticas recebidas em supermercados – comenta.
Ele adianta que estão sendo estudados orçamentos para a comercialização de sacolas retornáveis na própria feira, o que deve ocorrer ainda antes da adoção da medida.
Rossi acredita que não haverá maiores problemas com a mudança, já que os freqüentadores da Feira Ecológica, em sua maioria, vão até o local não somente pela preocupação pessoal com a qualidade dos alimentos orgânicos, que não recebem aplicação de agrotóxicos e adubos químicos, mas com a preservação do planeta.
A Feira Ecológica ocorre aos sábados pela manhã desde maio de 1998. As 24 bancas oferecem o resultado do trabalho de 19 famílias de produtores caxienses e de agricultores de Ipê, Bom Princípio, Antônio Prado, Montenegro, Nova Roma do Sul e Torres. Às quartas à tarde, uma Feira Ecológica com menor número de produtores, mas com a mesma qualidade e produtos dos sábados, é montada no bairro Exposição.
(ClicRBS, 17/03/2008)