O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) intensificou o cadastramento de empresas geradoras de resíduos reaproveitáveis e recicláveis para qualificar o material que chega da coleta seletiva às 14 Unidades de Triagem (UT). "Quanto mais qualificados forem esses resíduos, maior será a renda das 750 pessoas que trabalham nas cooperativas e associações conveniadas com o DMLU. Então, o aspecto de inclusão social se soma à preservação do meio ambiente quando se separa o lixo com consciência", afirma o diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem, Jairo Armando dos Santos.
Um bom exemplo é a Sidicom Software, que, após 18 anos de mercado, agora se cadastrou para que o DMLU recolha, diretamente na empresa, todo o lixo separado em seco e orgânico, duas vezes por semana. "É um reflexo da consciência dos funcionários, preocupados com a poluição do ambiente e com o lado social do reaproveitamento e da reciclagem", justifica a responsável pelo atendimento ao cliente da Sidicom, Iara Beatriz da Silva.
Cada empresa interessada em agendar o recolhimento permanente do lixo seletivo com o DMLU pode ligar para o telefone 3289-6866, fazer o cadastramento e obter informações referentes aos detalhes do trabalho.
(Prefeitura de Porto Alegre, 17/03/2008)