A etapa do Rio Grande do Sul da III Conferência Nacional do Meio Ambiente recebeu mais de 700 pessoas, entre credenciados (633), além de outros participantes que acompanharam a conferência.O objetivo da etapa gaúcha da Conferência, segundo a Comissão Organizadora (bem como as demais que estão sendo realizadas em todo o país) foi o de contribuir com discussões (que reuniram propostas dos diferentes setores sociais participantes) que resultaram em resoluções e moções que serão encaminhadas ao conjunto das proposições, para a construção da Política e do Plano Nacional de Mudanças Climáticas.
Foram discutidas 272 propostas apresentadas no Texto-Base, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente. Destas, 95 foram alteradas após dois dias de debate, e outras 35 novas propostas foram apresentadas e incorporadas.
Para o secretário-executivo da Comissão Organizadora, Wilson Godoi, esses números são fruto do processo da construção da etapa estadual da Conferência, que começou em outubro do ano passado e exigiu um grande esforço coletivo das entidades e setores participantes. Segundo ele, a Conferência Estadual é uma prova de que as três esferas de governo (federal, estadual e municipal), representados no evento pelo Ibama e Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente (Sema e Smam), podem fomentar a discussão das políticas públicas de meio ambiente de forma participativa conforme estabelece o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
Para o superintendente do Ibama/RS, Fernando da Costa Marques, os resultados colhidos nesta etapa estadual da Conferência Nacional estão diretamente ligados ao trabalho das pessoas envolvidas na sua organização. Ele destaca ainda, que tiveram papel fundamental neste processo, a coordenadora executiva, Maria Elisabete Farias Ferreira (Sema) e o secretário executivo, Wilson Godoi, do Ibama. "Números como os da quantidade de propostas debatidas e dos delegados eleitos por aclamação não podem passar despercebidos", enfatiza, "pois constituem marca histórica, fruto do trabalho da coordenação do evento", finaliza.
Os resultados da etapa estadual estão sendo sistematizados para serem enviados ao Ministério do Meio Ambiente para, junto com as propostas dos demais estados, serem debatidas em Brasília, de 7 a 11 de maio, quando acontece a III Conferência Nacional do Meio Ambiente.
(Ibama/RS, 17/03/2008)