Barragens estão com níveis preocupantes
Sanga rasa: principal barragem da cidade encontra-se alguns metros abaixo do normal
A falta de chuva nos últimos dias está preocupando os dirigentes do Departamento de Água e Esgoto de Bagé. Apesar do período quente, decorrente do verão estar chegando ao fim, a ausência de chuva poderá obrigar o órgão a tomar medidas de precaução para que a população não volte a sofrer com a falta de água.
Com a ausência de chuva no Rio Grande do Sul, a seca já atinge 58 municípios gaúchos. Em Bagé, passados 15 dias do mês de março a Estação de Tratamento de Água (Eta) do DAEB registrou, até o momento, 52,5 milímetros de precipitação.
A previsão dos meteorologistas é que o tempo irá permanecer seco pelos próximos dias. De acordo com o site ClimaTempo, até terça-feira a temperatura máxima fica entre 26ºC e 30ºC, apresentando sol com algumas nuvens e ausência total de chuva.
Em razão dessas previsões, na próxima semana, a diretora do Daeb, Estefanía Damboriarena, juntamente com a equipe técnica, estará realizando uma avaliação sobre a situação do abastecimento de água em Bagé.
De acordo com a assessoria de imprensa do departamento, as barragens que abastecem a cidade estão com níveis preocupantes, em decorrência do déficit de chuvas dos últimos meses, com exceção de fevereiro.
A barragem da Sanga Rasa está com cinco metros e 80 centímetros abaixo do normal. Já a do Piray está 2,5 m aquém da normalidade. A emergencial, por sua vez, está um metro abaixo do nível normal.
A reunião da próxima semana ainda não tem data definida. O encontro servirá para avaliar a tomada de medidas por parte da autarquia a fim de prevenir maiores dificuldades no abastecimento
(Jornal Minuano, 15/03/2008)