A noite de terça-feira, dia 18, será marcada pelo primeiro ato concreto do projeto SOS Arroio Castelhano, do Rotary Clube Venâncio Aires. O clube realiza, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Venâncio Aires (Asseava), palestra sobre tratamento de esgoto doméstico com o engenheiro Luiz Carlos Klusener Filho, responsável pelos projetos de tratamento de esgotos da Corsan, inclusive da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Venâncio Aires, onde serão investidos cerca de R$ 5 milhões. O evento acontece a partir das 20h no Hotel Guest, antigo Hotel Artus, localizado na rua 15 de Novembro, esquina com a Tiradentes.
O assunto principal da palestra, explica o presidente do Rotary José Eleir de Macedo, serão as medidas indicadas para que haja o tratamento correto do esgoto doméstico. Entre os pontos que serão abordados estão as fossas sépticas, que, entre outros problemas, comumente são mal dimensionadas. “Em Venâncio não é feito o tratamento correto. Tem gente que liga o esgoto direto no pluvial. É uma carga violenta de poluição que vai direto para o arroio Castelhano”, diz.
O próximo passo dos organizadores do SOS Castelhano será encontrar maneiras de fazer com que as obras no município respeitem as normas de tratamento de esgoto. “O Rotary quer, junto com a Associação de Engenheiro e Arquitetos, que haja mais fiscalização da Prefeitura”, revela Macedo. Todas as ações, afirma o presidente do Rotary, visam “conscientizar a população da importância de fazer um tratamento de esgoto correto.
Os convites para a palestra já estão sendo enviados aos convidados. O evento é voltado especialmente para engenheiros, arquitetos, autoridades e profissionais do ramo da construção.
Mutirão
A próxima ação do SOS Castelhano está marcada para o dia 29, sábado, quando será realizado um mutirão de limpeza do arroio. Entidades e comunidade em geral estão convidadas a participar. Para isso, basta comparecer, na data, na ponte sobre o Castelhano em Linha Grão Pará, onde será o QG.
Macedo avisa que o clube vai disponibilizar materiais necessários, como luvas, mas pede para quem for participar levar os seus equipamentos de segurança. O resgate do Corpo de Bombeiros estará presente, assim como autoridades municipais, e haverá proclamação de poesia em homenagem ao arroio.
(Por Rozana Ellwanger, Folha do Mate, 17/03/2008)