Fonte de informações estratégicas para o planejamento do setor elétrico, irrigação, industrial, drenagem urbana e abastecimento doméstico, a Rede Hidrometeorológica Nacional coleta dados fluviométricos e pluviométricos, subsidiando as tomadas de decisões dos gestores. Na quarta-feira (12/03), durante votação do Orçamento da União, a aprovação de emenda no valor de R$ 3.140.000,00 garantiu a recomposição do orçamento de R$ 15,7 milhões para a operação da Rede.
Aprovada pelo plenário do Congresso Nacional, a emenda foi apresentada pelo deputado Eduardo Valverde (PT/RO), tendo contado com a assinatura de 66 deputados.
Visita à ANA
Valverde esteve na Agência na tarde de quinta-feira (13/03) para conhecer melhor o funcionamento da Rede Hidrometeorológica Nacional. Recebido pelos diretores Benedito Braga e Dalvino Franca, o parlamentar anunciou a aprovação da emenda de recomposição.
Ainda durante a visita, o deputado esteve reunido com representantes de diversas superintendências, podendo conhecer alguns trabalhos da Agência em Rondônia, como algumas ações no estado no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional).
Além disso, Valverde pôde conferir, em tempo real, o nível do rio Madeira. A informação é proveniente do monitoramento telemétrico feito pela Agência. Somente em Rondônia, há 15 estações telemétricas em operação. Essa é uma das ações que será favorecida pela emenda de recomposição.
(Ascom ANA, 14/03/2008)