A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2630/07, do deputado José Carlos Vieira (DEM-SC), que determina a instalação de determinados dispositivos hidráulicos para reduzir o consumo de água em órgãos da administração pública federal.
Entre os dispositivos que deverão ser adotados, o projeto cita torneiras e válvulas com ciclo de fechamento automático ou acionadas por sensores de proximidade, torneiras para áreas externas com acionamento restrito e vasos sanitários com volume de descarga reduzido (seis litros por fluxo).
José Carlos Vieira lembra que a água é um bem "a cada dia mais escasso e precioso". A racionalização e a conseqüente redução do uso da água, argumenta o parlamentar, trará amplos benefícios para toda a sociedade, reduzindo a necessidade de novos investimentos em captações, estações de tratamento, reservatórios e adutoras.
Tramitação
O projeto, tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Agência Câmara, 14/03/2008)