Instituto Chico Mendes analisa pedido, mas antes se reunirá com gestores
A instalação da Área de Proteção Ambiental (APA) Arco dos Morros nos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo e Gravataí será definido apenas depois do mês de abril, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade repassada ao Fórum do Arroio Sapucaia na última semana. Uma reunião entre representantes da autarquia e de gestores das áreas de proteção já instituídas no País deverá ser promovida no mês que vem para tratar da implementação de novas unidades.
A idéia, é, durante a reunião, definir os rumos das áreas de proteção ambiental federais. Só então, com base no que for decidido durante o encontro de abril, o Instituto Chico Mendes se pronunciará sobre a implementação do Arco dos Morros, solicitada no último mês de janeiro pelo Fórum do Arroio Sapucaia.
Ainda assim, representantes do fórum afirmam que o processo tem avançado. O pedido já foi oficializado na autarquia, já que havia sido entregue em Porto Alegre à superintendência do Ibama, órgão irmão do Instituto Chico Mendes dentro da hierarquia do Ministério do Meio Ambiente. “Agora, vamos ficar aguardando", afirma o presidente do Centro de Estudos Ambientais (CEA) de Sapucaia do Sul, Odi Silva, que participa do Fórum do Arroio Sapucaia.
Os planos das entidades que organizaram o pedido de criação da APA Arco dos Morros é de que, assim que o Instituto Chico Mendes der sinal verde, seja iniciada a mobilização para a formação de um conselho consultivo para a gestão da unidade de conservação.
O objetivo da criação do APA é preservar a área dos morros da região, que abrange também banhados da margem esquerda do Rio dos Sinos. A expectativa das entidades responsáveis pela iniciativa é de que as propriedades rurais sejam valorizadas e um pólo turístico seja criado na área. As entidades também querem
que seja estabelecida uma divisão efetiva entre a zona urbana e a zona rural dos municípios, para que programas de proteção tornem-se realidade.
De acordo com o projeto, a área de proteção ambiental compreenderá os morros Sapucaia, do Chapéu e das Cabras, de Sapucaia do Sul, o Morro do Paula, de São Leopoldo, Leão e Leãozinho, de Novo Hamburgo, Morungava, Quebra-dentes, Agudo e Itacolomi, de Gravataí. A localidade também abriga diversas nascentes de arroios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, como o José Joaquim, de Sapucaia, e o Kruze, que passa por São Leopoldo.
(Jornal VS, 15/03/2008)