O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), esteve nesta quinta-feira (13/03) em Cambará do Sul visitando o Projeto Avaliação da Umidade do Solo e das Características Químicas da Água em Florestas de Pinus no Sul do Brasil. Os deputados Nelson Härter (PMDB) e Berfran Rosado (PPS) também acompanharam a comitiva à Fazenda Guabiroba, da empresa Cambará S/A Produtos Florestais, juntamente com o secretário estadual adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, a presidente da Fepam, Ana Pellini, a presidente da Caixa RS, Suzana Kakuta, ambientalistas, pesquisadores e professores universitários.
A apresentação do projeto foi feita pelos professores Mauro Schumacher da Universidade Federal de Santa Maria e Peter Trüby da Universidade de Freiburg, Alemanha, país que tem em grande parte de sua área plantações de pinus.
De acordo com Alceu Moreira, um dos objetivos do Programa de Ação Sociedade Convergente é o da Sustentabilidade Ambiental e desse assunto sairá o subtema que é a Silvicultura no RS. "Um tema latente na economia do Estado que reunirá para o debate o colégio deliberativo do Fórum Democrático regional do Legislativo. Universidades, assim como os Coredes, entidades públicas e privadas, sociedade civil organizada e a assembléia, indicarão os melhores especialistas para fazer a discussão, com base em pesquisas e estudos mundiais, nacionais e regionais sobre o tema, do que pode ser encaminhado como política pública para o setor no RS", informou Moreira.
A expectativa do presidente é de que a conclusão desse trabalho aconteça até agosto, quando será realizado o Fórum da Silvicultura no RS. Alceu Moreira ressaltou que na visita à Fazenda Guabiroba estavam representadas todas as partes envolvidas nessa questão da silvicultura: "os que são favoráveis e os contrários; aqueles que querem a liberalização geral para obter o lucro fácil e os que têm preconceito ideológico e não querem nada". Para Moreira, a verdade não está nem com um nem com outro grupo: "vão descobrir que a verdade está na pesquisa que sustenta, rigorosamente, o que é bom para a sociedade gaúcha e nosso meio ambiente", ponderou. Acrescentou que o Fórum é o lugar onde todas as questões serão debatidas democraticamente. "Com argumentação e fundamentação técnica e teórica, não se fará discussão estéril", afirmou.
Encontro dos Coredes
O presidente Alceu Moreira também participou, na quinta-feira (13/03), em Vacaria, do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do RS (Coredes), onde palestrou sobre o Programa de Ação Sociedade Convergente no painel "O Rio Grande do Sul em Busca de Consenso Para o Desenvolvimento", no XI Encontro Anual dos Coredes. A apresentação do presidente da AL foi prestigiada pelo presidente do Fórum dos Coredes, Paulo Frizzo; pelo chefe da Casa Civil, Cézar Busatto; o secretário estadual de Relações Institucionais, Celso Bernardi e o prefeito de Vacaria, José Aquiles Susin.
(Por Rejane Silva, Agência de Notícias AL-RS, 14/03/2008)