Divulgar o setor florestal brasileiro que está comprometido com a sustentabilidade, além de promover negócios entre produtores e compradores de produtos certificados é o foco da Feira Brasil Certificado. A terceira edição do evento acontece no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, entre os dias 16 e 18 de abril.
Em sua última edição, a feira contou com 56 expositores e atraiu mais de 6 mil visitantes, do Brasil e do exterior. “Esse ano esperamos repetir o número de expositores e visitantes da última edição do evento”, afirma a coordenadora da feira e também coordenadora do Programa de Consumo Responsável da Imaflora, Maria Regina Noeur.
Na feira, os visitantes poderão conferir uma ampla gama de produtos certificados disponíveis no Brasil, como móveis, objetos de decoração, utensílios domésticos, materiais escolares, cosméticos, embalagens, livros, entre outros. Como nas edições passadas, será possível aos visitantes realizar contatos institucionais e comerciais, aprofundar os conhecimentos sobre o mercado de produtos florestais nos Fóruns de Mercado e, ainda, conferir uma Mostra sobre Design e Certificação Florestal FSC. “Os expositores não informam o volume de negócios efetivado durante a feira, entretanto, garantem que o evento proporciona ótimos contatos que propiciam negócios no decorrer do ano”, diz Maria Regina.
Mas a grande expectativa nesta terceira edição é disseminar ainda mais o conceito de sustentabilidade, ampliando o número de empresas com práticas e produtos nele baseados. “A feira busca despertar a atenção dos consumidores e dos produtores sobre o tema para que esses dêem preferência aos produtos e às empresas que respeitem o meio ambiente e às pessoas envolvidas nos processos produtivos”, afirma a coordenadora do evento.
Para a coordenadora do Imaflora, uma das entidades promotoras do evento, a Feira Brasil Certificado é uma forma de contribuir para a ampliação do número de empresas e produtos certificados. O Imaflora é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para promover a conservação dos recursos naturais, estimulando o uso adequado das florestas e das áreas agrícolas,
Mais informações no site
www.brasilcertificado.com.br.
(Por Candida Lemos,
Celulose Online, 16/03/2008)