A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e os líderes das bancadas autorizaram, na manhã de sexta-feira (14/03), a realização de termo de cooperação técnica entre a Câmara Municipal, Confederação Nacional de Municípios (CNM), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) e Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (Área). O objetivo da parceria é promover um ciclo de discussões técnicas sobre o futuro da Capital, denominado Fórum Porto Alegre do Futuro.
Para o presidente do Legislativo, vereador Sebastião Melo (PMDB), o acordo permitirá um trabalho conjunto para qualificar e ampliar as discussões que a Câmara promoverá este ano. “São entidades historicamente comprometidas com o planejamento da cidade e com reconhecida competência. Por isso, o processo de discussão estará mais qualificado.”
O termo de cooperação técnica prevê a realização de amplas discussões sobre as tendências, problemas e opções para a cidade, além da iniciação do processo de identificação de opções de grande abrangência para o desenvolvimento da Capital. O acordo prevê, ainda, discussões para a criação de um instituto de altos estudos destinado a pensar, formular, sistematizar e sugerir estratégias para o enfrentamento dos grandes temas de interesse da cidade.
Para Melo, o acordo de cooperação técnica viabilizará a discussão de temas de fundamental importância para o futuro de Porto Alegre. “É preciso pensar a Capital de forma ampla, mas com planejamento para evitar o agravamento dos problemas que afligem a população e impedem a cidade de crescer de forma ordenada”, explica.
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 14/03/2008)