O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreendeu ontem (13/03) 200 metros cúbicos de castanheira -árvore ameaçada de extinção- em Goiânia, outros 780 metros cúbicos de madeira comercializada sem licença, no Rio Grande do Sul, além de dois contêineres, no porto de Santos (SP). As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.
Esses foram os primeiros resultados da operação "Guardiães da Amazônia", iniciada ontem com alvo em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. O primeiro balanço da operação será divulgado na segunda-feira, mas só em barreiras policiais em estradas, o saldo de apreensão de madeira ilegalmente comercializada é de 20 caminhões.
A iniciativa faz parte do combate ao desmatamento na Amazônia, que registrou ritmo acelerado no final do ano passado e no início deste ano. "A operação segue por tempo indeterminado e poderá embargar madeireiras que apresentem mais de 10% de produto de origem ilegal", afirmou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel.
(
Último Segundo, 14/03/2008)