Representantes de governos e de agências da área ambiental de cinco continentes participam nesta sexta-feira (14), em São Paulo, do 3º Encontro Latino-Americano sobre Mudanças Climáticas.
Organizado pela Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o encontro começa às 9h no auditório do Parque do Ibirapuera. O objetivo é traçar o desenho de um sistema internacional para o enfrentamento das questões do aquecimento global, que contemple os esforços dos países da América Latina e Caribe e, particularmente, os esforços dos estados brasileiros para combater o efeito estufa.
Será divulgado, durante o evento, o primeiro inventário de CO2 (dióxido de carbono) do estado de São Paulo, que aponta os 100 maiores emissores dos gases geradores do efeito estufa.
Além disso, as delegações de 28 países que já confirmaram presença vão discutir o incentivo do uso de energias renováveis, a eficiência energética e mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL). Eles devem fechar um acordo de redução da emissão de dióxido de carbono, a ser levado, como proposta da Rede de Governos Regionais, à próxima cúpula mundial do clima, marcada para dezembro de 2009, em Copenhague.
(A Tarde, 14/03/2008)