A possibilidade de geração de renda a partir do cultivo e comercialização de plantas bioativas, o cultivo adequado e os benefícios delas para a saúde da família podem ser conferidos no espaço da Emater/RS-Ascar, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O produtor Sigmar Graff conhece há cinco anos o retorno financeiro que a dedicação ao cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares pode proporcionar. Vendendo suas mudas junto ao Horto das Bioativas, ele comenta que a Expodireto é também uma forma de divulgação, porque "muitos contatos feitos na Feira rendem vendas o ano todo".
No entanto, a maior preocupação da Emater/RS-Ascar, ressalta a coordenadora do espaço, Lisiana Anderson Ramos, não é gerar somente renda aos agricultores com o cultivo de plantas bioativas, mas levar às pessoas a importância do resgate do hábito de consumo e do cultivo adequado, para que a planta preserve as suas propriedades e se mantenha vigorosa. Para isso é preciso escolher o local para o plantio, conhecer as características da planta e sua correta identificação botânica, buscar informações sobre as necessidades da planta e sua melhor forma de propagação e os materiais necessários para o plantio. "Depois do plantio, outra etapa importante é a manutenção com podas periódicas, regas de acordo com a necessidade de cada planta e o controle de pragas", ressalta a extensionista.
Segundo Lisiana, uma das formas de controle de pragas que pode ser adotada é a alelopatia. Nesse sistema várias plantas são cultivadas com outras, que liberam substâncias químicas e, assim, contribuem para a harmonização, de forma a repelir invasores e insetos.
Além das plantas espalhadas pelo horto e das orientações com relação ao cultivo, um pergolado montado neste Espaço chama a atenção dos visitantes. No pergolado foram montados dois vasos transparentes com uma camada de pedras, uma de areia, uma com substrato (feito com terra, areia e húmus) e as sete ervas: guiné, arruda, espada-de-São-Jorge, alecrim, comigo-ninguém-pode, pimenteira e manjericão.
(Governo do Rio Grande do Sul, 13/03/2008)