Mais de 8 milhões de crianças do ensino fundamental em todo o País já conhecem e se identificam com quatro bonecos mascotes da bioesfera. Os personagens representam crianças e atendem pelos nomes de Alê, Rafa, Bia e Isa. Juntos, eles se tornam guardiões de todos os ecossistemas da Terra depois de abrirem um livro na biblioteca de seu avô com imagens de tipos de vegetações. A leitura do livro inicia uma viagem pelos diversos tipos de biomas do Brasil e trilha um passeio cultural e instrutivo. Esse é o roteiro preliminar da série de filmes “
Guardiões da Biosfera”, produzido pela International Paper (IP). A série acaba de ganhar mais um filho e foi lançado pela IP nesta quarta-feira (12/03), em São Paulo, na Casa das Rosas, sede da empresa.
O terceiro episódio educativo já foi entregue nas escolas autorizadas. O projeto, que conta com o incentivo do Governo Federal através da Lei Roaunet e com investimentos que chegam a 3 milhões de reais feitos pela IP, tem o objetivo de levar conhecimento sobre a fauna e flora existentes nas regiões do Brasil. Neste episódio, as crianças descobrem curiosidades e as belezas do Cerrado brasileiro – um dos sete biomas do País. Os outros são: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Zona Costeira. Bioma é o conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos fisionômicos semelhantes de vegetação.
Durante o lançamento, José Eduardo Moura, produtor da animação, citou o quanto o projeto envolveu a equipe de produção e exigiu muito estudo e cuidados em cada um dos episódios. “Antes de começarmos a criação dos desenhos, fazemos uma pesquisa nas regiões e depois partimos para a criação do texto e roteiro que é passado para uma equipe de aprovação”, declara Moura.
Apesar de ter um alto custo para empresa, o projeto é visto como investimento e fator de transformação social. Nilson Cardoso, diretor comercial da IP, avalia a importância do projeto para a IP, sob o olhar da responsabilidade ambiental, um de seus pilares.”O projeto que revela toda a beleza de nossa fauna e os cuidados que temos que ter para preservá-la, nos traz muita satisfação e alegria . É bom saber que tantas crianças em nosso País podem ter acesso a este tipo de produção”, declarou Nilson.
Série
O primeiro episódio lançado foi “Mata Atlântica”, em seguida “Pantanal” e este terceiro tem como tema o “Cerrado” brasileiro. A terceira edição chega nas escolas com kits que contém o DVD com o desenho, um livreto, um folheto explicativo e o novo almanaque “Florestas Brasileiras – edição Cerrado”.
Em Ribeirão Preto uma das escolas que trabalham o DVD com as crianças, é o Colégio Anchieta, que já disponibilizou as histórias para cerca de 200 crianças. A coordenadora da Educação Infantil avalia que o projeto mexe com o emocional e faz as crianças refletirem sobre questões que estão aí no mundo para serem mais tarde, transformadas. ”O projeto é excelente, o material foi trabalho em todas as séries e as crianças gostaram demais. A iniciativa é muito boa porque enfoca toda a beleza e até o folclore das regiões de nosso país”, declara Marisela Negrizolo Nogueira.
O projeto conta também com um site, onde pode-se fazer downloads de todos os episódios e tirar dúvidas. Além disso, o internauta pode participar de um concurso cultural que termina em breve. O site já foi acessado por mais de 50 mil pessoas através do endereço www.guardioesdabiosfera.com.br.
(Por Valter Jossi,
Celulose Online, 13/03/2008)