Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) inaugura obras do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS nesta sexta-feira (14), às 11 horas, em Torres. Estarão presentes a Governadora Yeda Crusius, o Secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e a Gerente Executiva do Projeto Mata Atlântica, Vera Pitoni.
Serão inaugurados os prédios da sede administrativa do Parque Estadual de Itapeva e Agência Florestal da Sema em Torres e de um pelotão do Comando Ambiental da Brigada Militar, localizados na rua Ermenegildo Torres, esquina com a Av. Humberto Castelo Branco.
O prédio que abrigará conjuntamente a administração do Parque Itapeva e a Agência Florestal possui três pavimentos, com área total de 329,14m². A obra custou R$ 609.588,40. A construção destinada ao pelotão do Comando Ambiental tem dois pavimentos, totalizando 381,06m², ao custo de aproximadamente R$ 700 mil.
Os recursos para as obras são oriundos do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW Entwicklungsbank, por meio da cooperação financeira com o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Meio Ambiente/ Projeto Mata Atlântica.
Além de Torres, o Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS abrange outros 27 municípios na região nordeste do Estado. Um dos objetivos é contribuir para a proteção dos remanescentes e recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica, com a estruturação de unidades de conservação, proporcionando a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, o fortalecimento institucional de órgãos estaduais e a implementação das políticas ambientais. Ao todo, são 11 unidades de conservação beneficiadas pelo Projeto: seis estaduais, duas federais e três municipais.
Levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica e INPE realizado em 1995 dão conta de que no Rio Grande do Sul de um total de 112.027km² (39,70% do território do Estado) sobravam 7.496,67 km² de remanescentes da Mata Atlântica, ou seja, 2,69%. Segundo dados publicados em dezembro de 2006 no Atlas da SOS Mata Atlântica, o bioma abrange, atualmente, uma área de aproximadamente 130.903 Km² (cerca de 46 % da área do Estado), sendo que as formações florestais nativas e os seus respectivos ecossistemas associados são percebidos em aproximadamente 9.770 Km², correspondendo a 7,5% da cobertura original. Portanto, em 10 anos ocorreu um acréscimo de 4,81% na cobertura com mata atlântica.
(Sema, 13/03/2008)