A líder da bancada tucana na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputada Zilá Breitenbach, destacou, nesta quinta-feira (13/03), que o Rio Grande do Sul tem um potencial de geração eólica de 15.000 MW e detém o maior parque eólico da América Latina, com geração de 150 MW.
Outras vantagens deste tipo de energia, além da proximidade do Estado com 80% do mercado consumidor do país, que são as regiões sul e sudeste, é o fato de a indústria gaúcha possuir capacidade de produzir equipamentos para o setor. “Mais uma vez confirmamos que ações de Governo bem feitas, iniciadas no governo anterior, devem continuar com a força de todos para que o RS cresça e tenha no futuro diversas formas de energia para expandir para outros estados e países. É o momento de nos unirmos e trazermos investimentos de toda a ordem de energia e infra-estrutura para o nosso Estado.”
Na quarta-feira (12/03), ocorreu em Brasília, a audiência da comitiva gaúcha com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir a duplicação do parque eólico no RS. A comitiva contou com a presença de empresários e integrantes do Legislativo e Executivo. Na ocasião, o ministro garantiu sua presença nos próximos dias no Rio Grande do Sul, para avaliar a questão eólica e do carvão. Também foi possível conseguir o compromisso de que ele mobilizará o esforço do governo federal para viabilizar a execução das plantas de energia eólica no Estado.
(Por Camila Ferro, Agência de Notícias AL-RS, 13/03/2008)