A chefia do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde de Pelotas confirmou ontem a localização de um foco do mosquito da dengue no bairro Três Vendas, na zona norte da cidade. A descoberta aconteceu no início da semana, quando três larvas do mosquito foram encontradas na armadilha instalada dentro da garagem de uma transportadora na avenida Fernando Osório. Em janeiro, outras duas larvas haviam sido encontradas em um local próximo.
A descoberta colocou o departamento em alerta e todos os 41 agentes de saúde foram remanejados para a área com objetivo de realizar uma varredura completa em todos os domicílios e prédios existentes nos arredores. “Além da vistoria de todos os imóveis, também será realizada a aplicação do fumacê (veneno contra mosquitos) em todo o perímetro”, disse Alexandre Viana, chefe do Departamento de Vigilância e Saúde.
Outra medida adotada é a ampliação das visitas aos pontos considerados de risco (borracharias, oficinas mecânicas, postos de combustíveis, garagens e terrenos baldios), que deixarão de ser semanais e passarão a ser diárias.
Além da intensificação das visitas de fiscalização, os agentes de saúde também começam a bater forte na conscientização da população com relação aos cuidados a serem tomados para evitar o surgimento de outros focos e, conseqüentemente, a proliferação do mosquito. Não deixar água parada em qualquer recipiente é a principal recomendação repassada aos moradores da área.
As equipes da Saúde trabalham, ainda, com a conscientização da população, no sentido de franquear a entrada dos agentes nas residências. “Em algumas áreas da cidade, ao contrário das Três Vendas, ainda há muita resistência por parte de algumas pessoas em deixar os agentes entrarem para realizar as vistorias e é preciso a população entender que este trabalho é essencial para todos”, disse Viana.
(Diário Popular, 13/03/2008)