Dois destacados naturalistas britânicos se comprometeram a construir na Inglaterra o maior santuário do mundo para borboletas. David Attenborough e David Bellami anunciaram a absoluta urgência do santuário, que custará cerca de 33 milhões de euros, terá um enorme recinto e contará ainda com doze jardins, em uma área total de onze hectares.
Mais de três quartos das espécies locais se reduziram de maneira contínua e rápida nos últimos 20 anos e algumas delas estão em risco de extinção. "Esse progressivo desaparecimento comprova a deterioração do meio ambiente", disse Attenborough, para quem é preciso "tomar medidas urgentes em benefício das próximas gerações".
A Butterfly World, que ficará perto da localidade inglesa de St. Albans, foi idealizada pelo empresário Clive Farrell, um entusiasta dos lepidópteros, que já criou outros refúgios semelhantes na Flórida (EUA), Suíça até mesmo na Inglaterra.
A abertura desse santuário acontecerá em duas fases, entre junho de 2009 e março de 2011, e quando estiver terminado abrigará 10 mil borboletas tropicais de 250 espécies diferentes que voarão livremente sob uma enorme cúpula. EFE jr/mh
(Efe, Ultimo Segundo, 13/03/2008)