Acompanhada do senador Sibá Machado (PT-AC), a presidente da Fundação Chico Mendes, Helenira Mendes, visitou na manhã desta quarta-feira (12/03) o presidente do Senado, Garibaldi Alves. Ela tinha quatro anos de idade quando do assassinato do pai e, na conversa com o presidente do Senado, disse que sua luta é continuar a obra daquele líder em favor dos direitos humanos e da proteção ao meio ambiente.
Na mesma audiência, Helenira Mendes e Sibá Machado listaram para o presidente do Senado o que desejam fazer para homenagear Chico Mendes, agora que se completam 20 anos de sua morte. Eles desejam que o julgamento que pôs na prisão os assassinos daquele líder seja visto como a data em que, finalmente, no Brasil, a justiça passou a se mover commais celeridade.
- Aquele foi um grande feito da justiça. Naquele julgamento, a justiça começou a condenar e a fazer assassinos e mandantes de assassinatos no campo irem para a cadeia - disse Sibá.
Sibá Machado propôs ao presidente do Senado que a Casa publique os anais do julgamento de Chico Mendes, a fim de que isso sirva para as faculdades de Direito do país. Ele pediu a Garibaldi Alves que a TV Senado coloque em sua programação matérias jornalísticas concernentes ao ambientalista, sugerindo ainda a realização de uma exposição no Legislativo sobre Chico Mendes e a questão ambiental.
O senador pelo PT convidou o presidente do Senado a comparecer a um grande evento que se realizará no Acre, de 15 a 22 de dezembro deste ano, com a apresentação de grupos de rock de todo o mundo, para celebrar a memória de Chico Mendes. Garibaldi aceitou o convite.
(Por Teresa Cardoso, Agência Senado, 12/03/2008)