A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a 89ª Reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), apresentou aos integrantes do conselho as prioridades do ministério na agenda de estímulo ao desenvolvimento sustentável, para este ano. Segundo ela, o país entendeu que precisa se desenvolver, mas também precisa preservar o meio ambiente.
Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Daniel Bordignon (PT) ressalta a importância das medidas do MMA para a preservação ambiental em todo o país. "Através das ações dirigidas pela ministra Marina Silva, o governo federal demonstra ter propostas reais para o desenvolvimento sustentável do Brasil, além de disposição para tratar o tema com todos os setores da sociedade. Prova disso são as medidas estruturantes, visíveis em eventos como a etapa estadual da Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada há poucos dias em Porto Alegre".
Reforço ao Plano de Combate ao Desmatamento; atenção ao processo de mudanças climáticas, ao programa de Revitalização do Rio São Francisco, à questão do saneamento ambiental urbano, ao licenciamento ambiental e à consolidação do processo de reestruturação do MMA, estão entre as prioridades do MMA para neste ano.
Além disso, a ministra Marina apresentou um balanço parcial sobre a III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que está na fase estadual de coleta de contribuições e eleição de delegados para o encontro nacional, que ocorrerá em maio. De acordo com a dirigente do MMA, as plenárias municipais e estaduais receberam cerca de 60 mil pessoas participantes. Os encontros já aconteceram em nove estados e vão se realizar em mais 18 estados até o final deste mês.
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 12/03/2008)