Aconteceu nesta quarta-feira (12/03) a audiência da comitiva gaúcha com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília, para discutir a duplicação do parque eólico no RS. A comitiva liderada pelo presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), contou com a presença de empresários e integrantes do Legislativo e Executivo, das esferas municipal e estadual. Senadores e deputados federais das diversas bancadas gaúchas também se uniram ao grupo.
De acordo com Moreira, "o resultado não poderia ter sido melhor. O ministro garantiu sua presença nos próximos dias no Rio Grande do Sul, para avaliar a questão eólica e do carvão. Também conseguimos o compromisso de que ele mobilizará o esforço do governo federal para viabilizar a execução das plantas de energia eólica no Estado".
Para Alceu Moreira, o encontro sinalizou uma solução não apenas episódica para a questão dos megawatts que faltam para a planta eólica gaúcha, mas a possiblidade de estabelecimento de uma política contínua e sistêmica para a energia eólica no Brasil. "Podemos ter o estímulo à criação de indústrias produtoras dos elementos necessários para a instalação de usinas. Como nosso custo de produção é menor, poderíamos produzir componentes aqui e exportar para a Europa", entusiasma-se ele.
O parlamentar agradeceu, em nome da Assembléia Legislativa, o esforço e compreensão demonstrados "por todos os membros da comitiva que estiveram presentes à audiência com o ministro". E saudou um novo tempo de fazer política. "A causa une a todos, quando o interesse é do Estado", completou. Já o ministro Edison Lobão parabenizou a iniciativa de Alceu Moreira. Lobão observou que "essa união tem sido uma característica do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, independente do matiz político".
Participaram da audiência os senadores Pedro Simon (PMDB) e Sérgio Zambiasi (PTB); os deputados federais Henrique Fontana (PT - líder do governo na Câmara), Vieira da Cunha (PDT), Eliseu Padilha (PMDB), Germano Bonow (DEM), Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Luiz Carlos Heinze (PP) e Afonso Hamm (PP) e o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL, deputado Alberto Oliveira (PMDB). O secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, representou o governo estadual.. Também estiveram presentes os prefeitos de São José dos Ausentes, Erivelto Sinval Velho; de Cambará do Sul, Aurélio Silva, e de Bom Jesus, José Paulo de Almeida além dos empresários Telmo Magadan e Marco Antônio Moraes.
(Por Sheyla Scardoelli, Agência de Notícias AL-RS, 12/03/2008)