Com uma palestra sobre temas ambientais relacionados a hidrologia e saneamento, o geólogo Israel Barcelos de Abreu participou, nesta quarta-feira (12/03) à noite, do Fórum de Entidades que acompanha a tramitação do projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre. A fala do convidado abordou a preocupação com a situação das águas nas bacias hidrográficas da Capital e do Estado. “Não estamos preparados para as mudanças climáticas que já estão acontecendo no Planeta”, alertou Abreu.
Para ele, há a necessidade de que as pessoas sejam alertadas para que tenham informação básica sobre o quanto é importante a água para a sobrevivência de uma população. Abreu exemplificou situações dos tratamentos de águas e esgotos que, segundo ele, estão prejudicando os mananciais e a qualidade de vida das pessoas. “Na bacia do Arroio Dilúvio existem 37 instituições de saúde que colocam dejetos diretos no arroio, sem tratamento algum”, alertou, lembrando ainda que o Lago Guaíba também é uma hidrovia e que as condições do leito e das canalizações podem ocasionar acidentes com navios. “São quatro cargas com gás semanais que vão à Petrobrás, em Canoas, via Guaíba”, destacou.
Outro exemplo, segundo Abreu, é o empreendimento Barra Shopping, que terá 15 mil pessoas por dia circulando no local. “Se não tiver tratamento das águas, haverá uma sobrecarga na unidade de tratamento de esgotos da Tristeza." O geólogo ainda faz uma ressalva: “Temos que reaproveitar a água e dar o tratamento adequado no próprio local. Temos que estudar e financiar projetos”, disse.
Para a vereadora Neuza Canabarro (PDT), coordenadora do Fórum das Entidades, o tema abordado pelo convidado é fundamental para resolver problemas da cidade. “Por isso, é importante a participação de cada uma das pessoas que vêm ao Fórum”, disse Neuza.
Também foram discutidas, na reunião desta quarta-feira, a organização e indicação dos integrantes dos grupos que analisarão as propostas das sub-relatorias que ainda não foram apresentadas na Comissão Especial que analisa o PDDUA. São elas: Sistema de Planejamento e da Adequação ao Estatuto da Cidade; Plano Regulador e das Disposições Finais e Transitórias; Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto; Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade. Já a sub-relatoria do Desenvolvimento Urbano, Estratégias e Modelo Espacial foi apresentada e discutida pelas entidades. Também participou da reunião a vereadora Maria Celeste (PT).
Sobre o palestrante
Israel Barcelos de Abreu é geólogo, mestre em hidrologia e saneamento e Doutor em Ciência pela Universidade de Barcelona (Espanha). Desenvolve atividades nesta área na Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.
(Por Leonardo Oliveira, Ascom CMPA, 13/03/2008)