A população de tigres no mundo diminuiu de forma alarmante nos últimos anos, principalmente por causa da caça ilegal, advertiu na quarta-feira (12/03) o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). "Restam cerca de 3.500 tigres no mundo", declarou à AFP Bivash Pandav, especilista do WWF, explicando que há cinco anos a estimativa era de entre 5.500 e 6.000".
"A maior população está na Índia e agora se calcula em 1.400. Isso representa uma queda de 60% se comparado com a estimativa anterior, que remonta há três ou quatro anos", advertiu o especialista em visita à Suécia. Segundo o WWF, a caça ilegal, a destruição do meio natural e o interesse do homem pelas presas dos felinos são as três principais causadas desta alarmante diminuição.
"A caça furtiva responde principalmente à demanda de ossos de tigre utilizados na medicina tradicional chinesa. Esta é a razão imediata da queda da população de tigres", explicou. O especialista, no entanto, diz que ainda há esperanças para estes felinos, porque eles se reproduzem rapidamente. Além disso, uma das prioridades para proteger esses animais é pressionar a China para que não autorize o comércio de produtos derivados dos tigres, que atualmente está proibido.
(Yahoo Brasil, Ambiente Brasil, 12/03/2008)