Será assinado nesta quinta-feira (13), às 11h, no gabinete da governadora Yeda Crusius no Palácio Piratini, contrato para construção, pela Sulgás, de ramais de distribuição de gás natural, a fim de atender clientes industriais, comerciais, residenciais e veiculares entre a Serra e a Região Metropolitana. Com previsão de início para março, as obras terão investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, que equivalem à quase metade dos recursos projetados para este ano.
Ao todo, serão implantados 33,5 quilômetros (km) de rede, que deverão ser concluídos em 12 meses. Em Caxias do Sul, vão ser construídos 5km de canalização, mais dois postos de gás natural veicular (GNV). No Pólo Petroquímico, onde também haverá um posto de GNV, os 13,5km a serem implantados poderão beneficiar indústrias como Oxiteno, Innova, John Deere e Pólo Films.
Para a Região Metropolitana (exceto Porto Alegre), a estatal gaúcha projetou mais 2km para atender em torno de nove postos de GNV e alguns clientes industriais.
Porto Alegre contará com 9 km. Na Capital, a Sulgás atenderá a uma antiga solicitação da cidade e estenderá o ramal em direção à Zona Sul, tendo como âncoras o Barra Shopping Cristal e três postos de GNV. No ramal da Zona Norte, empresas como a Touge, Sabor Caseiro, Vital, Seven Boys e um posto de GNV poderão receber gás natural. A rede de distribuição no Moinhos de Vento e arredores será ampliada em 2km, para ampliação do fornecimento a condomínios e a estabelecimentos comerciais de pequeno porte.
"Este investimento representa a firme disposição da companhia em ampliar o alcance de sua rede de gás natural canalizado, disponibilizando a um número maior de clientes uma energia mais limpa e econômica", explica o diretor-presidente da Sulgás, Artur Lorentz.
(Governo do Rio Grande do Sul, 12/03/2008)