O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes autorizou parceria com a Federação dos Pescadores para a realização de ação ambiental no dia cinco de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação consistirá de um mutirão para a limpeza dos rios e integrará o calendário da Sema Estadual do Meio Ambiente.
A solicitação foi feita nesta quarta-feira (12), durante reunião com o deputado estadual Carlos Gomes e o presidente da Colônia de Pescadores Z-5, Vilmar Coelho. Para tanto, será elaborado um projeto conjunto, a exemplo do realizado em 2004, também em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.
Naquela época, os pescadores da Colônia Z-5 retiraram cinco toneladas de lixo, a maioria plástico, do Lago Guaíba. Além da Capital, participaram da ação os municípios de São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Estrela e Torres. A idéia para este ano, conforme Vilmar Coelho, é ampliar a ação em diversos rios no Estado.
Para Otaviano Moraes, ações de educação ambiental que visem conscientizar sobre a importância da conservação dos recursos hídricos são importantes, porque unem o poder público e a sociedade.
(Sema, 12/03/2008)