Incentivar os agricultores a devolver suas embalagens e divulgar os procedimentos corretos para a entrega é o objetivo de uma campanha programada para o dia 15 de março em diversas mídias na região de Jataí (GO).
A unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas da cidade de Jataí está em pleno funcionamento e apta a receber as embalagens dos agricultores da região. Para que a informação, bem como os procedimento para entrega sejam de conhecimento de todos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e a Ajade (Associação Jataiense dos Distribuidores de Defensivos) lançam, no dia 15 de março, uma campanha informativa.
Com o objetivo de informar aos agricultores sobre a localização da unidade, o contato para agendamento da entrega e divulgar mensagens de incentivo à devolução das embalagens - como o coro "Devolve, devolve, devolve", nos spots de rádio e outdoor -, a campanha será veiculada em diversas mídias: spots de rádio nas emissoras Difusora AM e Transamérica FM, anúncio no jornal "Folha do Sudoeste" e outdoors em pontos estratégicos da cidade. Além disso, as revendas de defensivos agrícolas anexarão folhetos à nota fiscal de venda.
A unidade de recebimento de Jataí tem capacidade para receber cerca de 15 toneladas de embalagens vazias por mês e atende aos agricultores dos municípios de Jataí, Caiapônia, Serranópolis e Perolândia. Além da unidade de Jataí, Goiás possui outras 18 unidades de recebimento, sendo sete centrais e 11 postos.
Em 2007, os agricultores de Goiás devolveram 22% mais embalagens vazias do que no ano anterior. Os resultados positivos do sistema de destinação final são resultado da união de esforços de agricultores, indústria fabricante - representada pelo inpEV -, canais de distribuição, cooperativas e o poder público. Em Goiás, o poder público é representado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agência Ambiental, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro), Agrodefesa e Agência Rural.
Serviço:
Unidade de recebimento de embalagens vazias de Jataí
Telefone: (64) 9962-6224
Endereço: BR 060, Km 465 - Parque Industrial, Km 2 à esquerda, sentido Jataí - Rio Verde.
Sobre o inpEV
O
inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A lei atribui a cada elo da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público) responsabilidades que possibilitam o funcionamento do Sistema de Destinação de Embalagens Vazias.
O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 67 empresas e sete entidades de classe do setor agrícola como associadas.
(Por Valéria Allegrini, LVBA Comunicação / inpEV, via
Maxpress)