Terça-feira (11/03), mais de 200 pessoas estiveram presentes no auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, para assinar o Manifesto em Prol da Floresta, do projeto Amazônia para Sempre, e conversar com seus criadores, os atores Christiane Torloni e Victor Fasano
O projeto foi idealizado a partir da carta manifesto escrita pelo também ator Juca de Oliveira, no começo de 2007, e tem como principais objetivos: informar e sensibilizar o cidadão brasileiro sobre a situação de uma das mais importantes regiões do mundo e captar no mínimo um milhão de assinaturas de adesão ao manifesto, que serão encaminhadas ao presidente da República exigindo o cumprimento do Parágrafo 4º, do Artigo 225 da Constituição Federal, que determina a preservação da Floresta Amazônica. "Para fazer as gravações [da minissérie Amazônia - de Galvez a Chico Mendes], percorríamos cerca de 3 horas de viagem. Nela constatamos que, de tanta fumaça causada pelas queimadas, não dava para se enxergar o sol. Saímos de lá indignados por ver a ação do homem acabando com a floresta, além do descaso do Governo e da população", revelou Christiane durante a conversa.
Até agora, o documento reuniu mais de 600 mil assinaturas. "Sabemos que teremos muita luta até atingirmos a meta de 1 milhão de pessoas. Mas não podemos ficar esperando que a ilegalidade assole a Amazônia. É preciso cobrar do Governo providências", diz Fasano.
Para assinar o manifesto,
clique aqui.(
Amazonia.org.br, 12/03/2008)