Domingo, dia 9 de março de 2008. Moradores da Comunidade Deserto, situada na Reserva Extrativista do Quilombo Frechal, reuniram-se no salão de festas do povoado para comemorar o recebimento de 103 casas, construídas através de financiamento assegurado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Maranhão (Incra/MA).
Criada em 1992, a reserva fica no município de Mirinzal, a 450 quilômetros de São Luís. Possui uma área de 9.542 hectares, englobando três comunidades quilombolas: Frechal, Deserto e Rumo.
No começo da manhã de domingo, o local da festa foi preparado cuidadosamente em um trabalho coletivo que envolveu crianças, jovens e adultos. À tarde, as lideranças de comunidades vizinhas começaram a chegar, sendo recebidas pela presidente da Associação Comunitária, Deusenir de Fátima.
“Hoje é um dia feliz não apenas para os moradores desta comunidade, mas para todas as famílias que vivem na área desta Reserva Extrativista. Estamos recebendo com entusiasmo lideranças de Frechal e de Rumo, que são nossos parceiros na luta por dias melhores”, afirmou.
Chaves entreguesA entrega simbólica das casas foi realizada por Ivan Guimarães, chefe do Setor de Regularização dos Territórios Quilombolas, que compareceu ao evento representando o superintendente regional do Incra/MA, Benedito Terceiro. Antes de entregar as chaves da casa à representante de todos os beneficiários, Benedita Pereira, 67 anos, ele lembrou ter participado da vistoria da área, solicitada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a tramitação do processo que resultou na criação da reserva.
“Fico feliz em participar deste momento. É motivo de alegria ver que mais de 15 anos após participar dos trabalhos desenvolvidos para a desapropriação desta área e transformação da mesma em Reserva Extrativista, compartilho com vocês um momento tão importante”, ressaltou.
(
INCRA, 12/03/2008)