O deputado estadual por São Paulo Marco Bertaiolli (DEM) conseguiu a liberação de R$ 1,4 milhão para a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) em São José do Barreiro. Com capacidade para atender 3.360 habitantes, a obra tem início previsto para junho deste ano.
“Este é um sonho antigo de toda a cidade, já que não contamos com equipamentos ou dispositivos para o saneamento básico”, destacou o prefeito de São José do Barreiro, Paulo Roberto do Prado. Ele foi informado sobre o investimento nesta segunda-feira, 10/3, quando o deputado realizou uma série de encontros nas cidades do Vale do Paraíba, onde coordena o DEM.
Segundo Bertaiolli, a construção da estação de tratamento de esgoto vem sendo discutida com a Secretaria Estadual de Saneamento e Energia já há algum tempo. Por se tratar de uma obra grande e de alto custo, foi necessária uma série de análises técnicas para aprovação do projeto pela titular da pasta, Dilma Seli Pena. “Todo o projeto foi apresentado à Casa Civil e autorizado pelo governador José Serra. Este é mais um grande investimento do governo do Estado no Vale do Paraíba e demonstra, principalmente, a preocupação do governador com a saúde pública”, ressalta o deputado.
A estação de tratamento de esgoto está sendo projetada para atender a população de São José do Barreiro pelas próximas duas décadas. “Isso demonstra também a preocupação do governo do Estado na aplicação do recurso público, uma vez que todo o investimento feito é planejado para o futuro, e não com uma visão de curto prazo, que desperdiça as verbas públicas.” Para o prefeito, esse investimento trará um salto na qualidade de vida de toda a população. “Somos um município pequeno que está recebendo uma atenção especial do governo do Estado graças ao trabalho do deputado”, afirmou Prado.
(Assessoria do deputado Marco Bertaiolli, AL-SP, 11/03/2008)