A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apreendeu 158 quilos de pescado irregular em Lucas do Rio Verde. Entre o pescado apreendido estão 56 peças de pintado filhotes e até um Jaú com apenas 3 quilos.
A ação ocorreu após investigação feito pela Coordenadoria de Fiscalização da Pesca da Sema, que visa apreender peixes pescados ainda no período da Piracema e armazenados para venda posterior. O coordenador de Fiscalização da Pesca, Marcelo Cardoso informou que o pescado estava congelado e na residência de Ronaldo Bonifácio dos Santos, 28 anos, autuado no ano passado pela Sema por pesca irregular. Ele foi encaminhado para a delegacia
Segundo Cardoso, o pescado é da Bacia do Alto Paraguai, dos municípios de Rosário Oeste ou Nobres. “Esta apreensão confirma que a Bacia do Alto Paraguai é a mais visada e está abastecendo as outras regiões do Estado”.
A pesca foi liberada em Mato Grosso no dia primeiro de março, mas as ações de fiscalização contra a pesca predatória continuam durante todo o ano. Mesmo com o fim da Piracema, para pescar é necessário que a pessoa tenha a carteira de pescado amador ou a profissional que podem ser na Sema.
(Raquel Ferreira, Gazeta Digital, 11/03/2008)