A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enumerou nesta terça-feira as ações prioritárias do ministério para o ano de 2008. Durante a 89ª Reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a primeira realizada em 2008, a ministra apresentou aos integrantes do conselho as ações na agenda de estímulo ao desenvolvimento sustentável.
"O País entendeu que precisa se desenvolver, mas também precisa preservar o meio ambiente. Estamos tentando imprimir uma nova narrativa para nossas práticas econômicas em todos os setores", destacou Marina Silva.
Segundo a ministra, estão entre as prioridades do ministério o reforço ao Plano de Combate ao Desmatamento com a participação mais efetiva da força tarefa que está atuando prioritariamente em 36 municípios brasileiros. "Esta é uma resposta que consideramos estruturante e agora teremos a responsabilidade de implementá-la. A expectativa é que com essas medidas tenhamos uma redução do desmatamento, também, em 2008", afirmou.
Marina Silva destacou como prioridades do MMA, ainda, a atenção ao processo de mudanças climáticas, ao programa de Revitalização do Rio São Francisco, à questão do saneamento ambiental urbano, ao licenciamento ambiental e à consolidação do processo de reestruturação do MMA. "É preciso lembrar que os planos prioritários se desdobram em inúmeros outros. Estamos focando naqueles que se vislumbram novos desafios sem prejuízo daqueles que estão em curso", disse a ministra.
(O Dia, 11/03/2008)