Estão abertas as inscrições para o Prêmio Inovação em Sustentabilidade, resultado de uma parceria entre o Instituto Ethos e a Usaid, agência norte-americana para o desenvolvimento internacional. De acordo com o presidente do instituto, Ricardo Young, o objetivo do prêmio é marcar o sentido original do termo sustentabilidade, que resume a idéia de desenvolvimento como progresso econômico, inclusão social e equilíbrio ambiental.
"Juntas, essas três variáveis constroem uma sociedade justa e mais harmoniosa, com oportunidades para todos e garantia de um planeta habitável para gerações futuras." Inédita, a iniciativa vai reconhecer projetos inovadores que possam ser aplicados em comunidades brasileiras.
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 deste mês por meio do site www.premiosustentabilidade.org.br. O vencedor receberá até R$ 70 mil para implementar ou expandir a iniciativa escolhida. Serão aceitos projetos de comunidades, associações, ONGS, pequenas e microempresas, universidades, institutos de pesquisa e empreendedores sociais brasileiros abrangendo uma ou mais questões relativas a temas de meio ambiente, tecnologia da informação, desenvolvimento de cadeia de valor, educação e saúde.
Um júri vai avaliar os trabalhos com base em conquistas passadas dos projetos e em propostas de planos de expansão, com foco regional. Os demais critérios serão: compreensão do conceito de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentado, inovação em sustentabilidade, clareza e encadeamento das idéias, diversidade e qualidade das fontes de consulta, impacto, potencial de reaplicação, contribuição para a inclusão social na base da pirâmide e/ou em regiões mais pobres do País. O prêmio será entregue no dia 28 de maio, durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos, no Parque Anhembi, em São Paulo.
(O Dia, 11/03/2008)