O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), lidera uma comitiva composta por secretários de Estado, deputados estaduais, empresários e prefeitos do Litoral Norte que irá a Brasília nesta quarta-feira (12/03), para audiência, às 12h, com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A missão do grupo é mobilizar as lideranças políticas do Rio Grande do Sul e empresários do setor de energia para conquistar a duplicação do parque eólico no Estado.
“Nós tivemos o Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia (Proinfa 1), da Eletrobrás, focado na geração de energia através de parques eólicos, onde foi liberado com 1400 MW de energia eólica. Temos uma legislação geral que diz que, até 2020, 10% da energia tem que ser alternativa. Acontece que, na pré-qualificação das empresas, elas cumpriram uma qualificação documental e acabaram não cumprindo com todas garantias. Não cumprindo com estas garantias até o último prazo, que foi dia 29 de fevereiro, acabou se instalando apenas 175 MW no Estado”, explicou Alceu Moreira.
O parlamentar ressaltou que o Rio Grande do Sul tem um potencial de vento, tem licença ambiental, tem empresas habilitadas com condições de financiamento para executar 600, 700, 800 MW. “Não é justo perdermos essa oportunidade quando nós estamos habilitados para isso e já temos os fornecedores das máquinas, temos as empresas envolvidas, todo o arranjo produtivo da energia eólica está em nossas mãos”.
Conforme Alceu Moreira, o objetivo da viagem é juntar as forças políticas e empresariais gaúchas para, junto ao governo federal, principalmente com o ministro de Minas e Energia, buscar a viabilização de investimentos voltados para o setor pela realização de leilões por fonte de energia e, com isso, duplicar o potencial energético.
“Queremos mostrar ao ministro Lobão as alternativas técnicas e jurídicas para viabilizar novos investimentos, de executar todos os megawatts quando a capacidade técnica e financeira for disponível para instalá-la. Pretendo trazer o ministro ao Estado para fazer uma visita ao Parque Eólico de Osório e mostrar que a energia produzida ali é o suficiente para abastecer um terço de Porto Alegre, por exemplo. Queremos que o Estado passe a ser um pólo de equipamentos e componentes deste segmento de energia limpa”, finalizou Alceu Moreira.
A comitiva gaúcha é composta pelo secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, pelos deputados Alberto Oliveira (PMDB), Luiz Augusto Lara (PTB), Frederico Antunes (PP) e Rossano Gonçalves (PDT), pelo prefeito de Osório Romildo Bolzan Filho e pelo presidente da empresa gaúcha CIP Brasil, Telmo Magadan.
Agenda
08h00min - Café da Manhã com a participarão de deputados estaduais e federais, o senador Pedro Simon e empresários do ramo da energia eólica
12h00min - Audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na Esplanada dos Ministérios - Bloco U - 8º andar.
(Por Mauro Moraes, Agência de Notícias AL-RS, 11/03/2008)