O presidente em exercício da Assembléia Legislativa, Cassiá Carpes (PTB), instalou nesta terça-feira (11/03) a Comissão de Representação Externa para tratar, junto aos órgãos do Governo Federal, do estabelecimento do marco regulatório nacional sobre energia eólica.
Conforme o coordenador da Comissão, deputado Alberto Oliveira (PMDB), “esta é uma causa que interessa ao Rio Grande do Sul, em especial a Fronteira Sudoeste de nosso estado. Queremos que a Assembléia Legislativa, com esta Comissão, tenha força e voz política demonstrando ao governo Federal que é absolutamente imprescindível, para viabilizar estes empreendimentos, que haja uma alteração no processo hoje em vigor, especialmente, no marco regulatório, e que dê condições para que a gente tenha um leilão exclusivo para o setor de energia. Como sabemos, esta energia é mais cara no início e mais barata no futuro, com uma visão de preservação ambiental indiscutível, que traria a Região da Fronteira Sudoeste e do Litoral um grande alcance de geração de emprego, de renda e impostos”, ressaltou.
Cássia Carpes disse ter certeza que a Comissão trará dividendos positivos ao Rio Grande do Sul pela competência de seus integrantes. “Desejo que esta luta de vocês seja traduzida em crescimento para o nosso Estado, principalmente para as regiões que mais precisam e têm demandas neste sentido. Esta é uma visão de futuro que a Assembléia Legislativa, através desta Comissão, dará ao Estado assim que retornar de Brasília”, destacou.
A comissão é composta pelos deputados Alberto Oliveira (PMDB), que será o coordenador, Luiz Augusto Lara (PTB), Frederico Antunes (PP) e Rossano Gonçalves (PDT).
(Por Mauro Moraes, Agência de Notícias AL-RS, 11/03/2008)