Programação acontece a partir de quarta-feira (12) e vai até sábado (15), no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre
Nesta semana, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) realiza um seminário com profissionais de diferentes áreas sobre assuntos relacionados a arte e o meio ambiente. A ação, com curadoria de Cleonice Bourscheid, acontece nos dias 12, 14 e 15 de março, e integra o projeto "Verão Ambiente - A Arte Recicla a Vida", evento que se estende até o final de março e ocupa todos os espaços do CCCEV, na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultural@cccev.com.br ou pelo telefone (51) 3228.9710.
O primeiro painel na quarta-feira, dia 12, das 19 às 22 horas, é sobre "Porto Alegre e a relação com o Guaíba", tema que será debatido pelos arquitetos Jorge Debiagi e Célia Ferraz, e o engenheiro civil, Carlos André Bulhões. No dia 14, das 19 às 22 horas, Celina Cabrales, da Usina do Papel; Rozane Nogueira, engenheira florestal e Laura Maria Gomes Tavares, coordenadora de educação ambiental da Fundação Zoobotânica, falam sobre "Educação Ambiental – Uma questão social".
No sábado (15), o "Consumo Consciente" estará em pauta, das 10 às 12 horas, com a engenheira agrônoma, Silvana Bohrer; a ecóloga, Rosali Lelerman e o representantes da ONG Ingá, Vicente Medagia. À tarde, das 15 às 17 horas, a artista plástica, Cecília Fonseca; a bióloga e filósofa, Izabel Zielinki e a arquiteta e artista plástica, Liana Timm debatem a "Arte e meio Ambiente – a arte recicla a vida". Uma segunda etapa do seminário está marcada para o dia 28 de março, em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, quando o assunto "Botando os pingos nos "is" – ilhéus e índios de Porto Alegre", será analisado pelo fotógrafo Antônio Carlos Cardoso; a artista plástica Heloísa Crocco e a socióloga Shirlei Inês Mendes da Silva.
O projeto "Verão Ambiente - A Arte Recicla a Vida" iniciou em 10 janeiro último e já foi visitado por mais de 3000 pessoas. Além do seminário, o trabalho é composto por oficinas, palestras, espetáculos de dança, música e teatro (adulto e infantil), saraus de poesia, exposições, instalações, contação de histórias e sessões de filmes e foi desenvolvido, em conjunto, por mais de 200 pessoas de diversas áreas culturais da cidade, com o objetivo de oferecer um amplo e variado olhar sobre a arte e o meio ambiente. As 22 exposições e/ou instalações do projeto podem ser visitadas até o dia 29 de março, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas e, nos sábados, das 11 às 18 horas. A programação completa está nos sites www.veraoambiente.com.br e www.cccev.com.br.
(Governo do Rio Grande do Sul, 11/03/2008)