Foi lançada, na tarde desta terça-feira (11), a segunda edição do livro Solos do Rio Grande do Sul, no auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. Participaram os autores da obra, o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, representantes das entidades colaboradoras, técnicos e demais autoridades. Para Nascimento esse é um momento importante, tanto para a extensão rural, como para o meio acadêmico que contam com uma obra importante para o desenvolvimento do Estado. "Esse é um projeto que hoje se torna realidade. Temos a certeza de que será muito útil para profissionais e estudantes poderem contar com mais esse instrumento de trabalho", salientou o presidente.
A obra, revista e ampliada, atualiza o conhecimento dos principais solos do Estado, aponta o perfil do solo e suas características, trás a classificação e as principais classes identificadas no Rio Grande do Sul. Segundo um dos organizadores do livro, Edemar Streck, essa edição apresenta algumas novidades como um capítulo dedicado à geologia do Estado, uma avaliação de aptidão dos solos pra a destinação final de resíduos, além de um diagnóstico e planejamento de uso dos solos em agroecossistemas. "Tentamos, com esse trabalho, transmitir informações importantes, principalmente, para quem trabalho no campo", comentou Streck.
Um dos autores, Nestor Kampf, fez uma breve explanação sobre o trabalho realizado pelo grupo. "Essa é uma tentativa de diminuir a carência de obras detalhadas sobre o assunto que ainda persiste no Estado. Foram três anos de trabalho intenso para chegarmos a esse resultado", completou Kampf.
São autores da obra, o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Edemar Valdir Streck, os professores do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da Ufrgs, Nestor Kämpf, Egon Klamt, Paulo Schneider, Paulo César do Nascimento, Élvio Giasson, o professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Pelotas, Luiz Fernando Spinelli Pinto, e o professor do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, Ricardo Simão D. Dalmolin.
O livro é uma realização da Emater/RS-Ascar, da Universidade Federal de Santa Maria, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contou ainda com o apoio da Baesa, Aracruz, Crea e Senge.
Homenagens
Na oportunidade foram homenageados Raimundo Costa Lemos, pelo trabalho pioneiro de levantamento de reconhecimento dos solos do Rio Grande do Sul e pela contribuição na aplicação dos fundamentos da ciência do solo em 1973, e Nestor Kamp, em agradecimento e ao trabalho voluntário na execução do livro Solos do Rio Grande do Sul.
(Governo do Rio Grande do Sul, 11/03/2008)