O Comitê de Defesa do Projeto de Integração de Bacias definiu a programação do evento em favor do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Mobilização acontecerá na próxima quinta-feira, na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, quando deve estar presente o ministro da Integração Regional, Geddel Vieira, senadores, os governadores Cássio Cunha Lima (Paraíba), Cid Gomes (Ceará), Eduardo Campos (Pernambuco) e a governadora Vilma de Farias (Rio Grande do Norte), e mais deputados e prefeitos da região. O ato público deve reunir cerca de 10 mil pessoas. A programação tem início às 5h, com uma alvorada animada por uma banda musical que percorrerá várias ruas da cidade de Monteiro. Em seguida, o padre Djacy Brasileiro vai erguer uma cruz de latas com cerca de 12 metros de altura, simbolizando a seca do Nordeste.
A programação prossegue com a apresentação do projeto de transposição e sua revitalização, seguido de debates.
A Agência Estadual de Águas vai detalhar a proposta de distribuição de água dentro do Estado e em seguida se dará o ponto alto do evento com os pronunciamentos do ministro, dos governadores e das representações políticas e de comunidades. Finalizando o evento haverá apresentação de vários artistas do Cariri e depois entregarão ao Governo do Estado a obra de arte "Transposição de uma partilha", do artista plástico Fábio de Brito, que realça a importância das águas do Rio São Francisco para os nordestinos dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. O presidente do Comitê, dom Aldo Pagotto, arcebispo da Paraíba, disse que a mobilização será histórica e extremamente importante para o movimento a favor da integração das bacias no Nordeste.
CARAVANAO presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Alexandre Moura, está conclamando os segmentos organizados da sociedade local para participar da mobilização. Ele falou que a Associação Comercial se fará presente com uma expressiva caravana. O dirigente empresarial lembra que Campina Grande poderá ser a principal beneficiada com o projeto da transposição, considerando que o reservatório que atualmente abastece a cidade - o Açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, foi projetado há 50 anos para abastecer uma população de 250 mil habitantes. Hoje, o mesmo açude já serve a mais de um milhão de habitantes espalhados em vários municípios paraibanos.
Equipes de repórteres de vários veículos de comunicação do País devem fazer a cobertura do evento, além da imprensa paraibana. Caravanas de municípios da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará estarão chegando a Monteiro já nas primeiras horas do dia 13 de março.
Transposição une 'inimigos' históricosO ato em favor da transposição das águas do rio São Francisco, marcado para a próxima quinta-feira, em Monteiro, com a presença do ministro da Integração Nacional, Gedell Vieira, vai unir adversários históricos da região do Cariri paraibano. A prefeita Lourdinha Aragão, ligada ao senador José Maranhão (PMDB) e ao deputado Carlos Batinga (PSB), disse que não há lugar para brigas políticas quando o assunto é o projeto para trazer água para o município. "Sem dúvida, basta dizer que cada um de nós ficamos com uma atribuição na organização do evento", afirmou a prefeita Lourdinha Aragão ao se referir a outros representantes da região, uma das mais secas da Paraíba: os deputados Pedro Medeiros (PSDB), Dunga Júnior (PTB), Assis Quintans (Democratas), João Henrique (Democratas) e Trócolli Júnior (PMDB).
O deputado Carlos Batinga está prevendo um grande evento e ele estima a presença entre duas e três mil pessoas de outras localidades do Estado, tendo em vista a expectativa que cerca o ato desta quinta-feira, em Monteiro. "Defendemos que haja um maior engajamento e nossa estimativa é da presença de muita gente de outros municípios", destacou. Em relação às brigas políticas neste período de pré-campanha eleitoral, Batinga afirmou que neste momento não tem espaço para discutir o assunto.
"Vamos ter uma chance única de debater o projeto de transposição do São Francisco com autoridades do governo federal, a exemplo do ministro Gedell Vieira, do presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves, dos governadores da Paraíba (Cássio Cunha Lima), Pernambuco (Eduardo Campos), Rio Grande do Norte (Vilma Farias) e Ceará (Cid Gomes), além dos nossos representantes no Senado e na Câmara Federal", destacou.
O deputado João Henrique disse que nesta quinta-feira não existe espaço para brigas políticas. "Afinal de contas, nós estamos defendendo os interesses da população que está precisando de água para beber". Ele elogiou a postura do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), bem como os chefes dos executivos dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. "Estamos todos engajados e acreditamos que haveremos de obter pleno êxito neste ato em favor da transposição que o município de Monteiro estará realizando nesta quinta-feira", declarou João Henrique.
(Jornal da Paraiba,
FGV, 11/03/2008)