O Ibama vai receber hoje (12/03), na superintendência do instituto em São Paulo, uma comissão formada por representantes de entidades ambientalistas, sindicatos e movimentos contrários à construção da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto, no Vale do Ribeira.
Analistas Ambientais da Diretoria de Licenciamento (DILIC) vão eliminar dúvidas e esclarecer aspectos do processo de licenciamento da usina, que ainda tramita no instituto. Além disso, estarão recebendo todas as reivindicações dos presentes.
Ambientalistas e segmentos da população do Vale do Ribeira vêm se mostrando preocupados com o processo de licenciamento da UHE de Tijuco Alto. Na semana passada o Ibama emitiu um parecer técnico sobre a viabilidade ambiental da usina. Nesse parecer a conclusão apontou que os aspectos positivos do empreendimento podem superar os aspectos negativos, desde que aplicados os programas ambientais adequados.O parecer não é uma licença. Ainda faltam manifestações do Cecav /Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (a respeito da inundação de cavidades subterrâneas pelo lago da usina) bem como da Agência Nacional de Águas (sobre a outorga para utilização dos recursos hídricos pleiteados).
(Ibama, 11/03/2008)