A nova unidade da fábrica de cimento do Grupo Votorantim será instalada em Porto Velho. O anúncio do investimento foi feito segunda-feira pela manhã, pelos diretores da empresa, Luis Alberto de Castro Santos e Eduardo Maciel, durante audiência, com o prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, ontem no Palácio Tancredo Neves.
A construção da fábrica, que deverá ter cerca de 150 mil metros quadrados, na BR 364, ao lado da Policia Rodoviária Federal, está prevista para começar em julho deste ano, devendo começar a operar em 2009. Segundo os diretores da Votorantim, a fábrica vai produzir 600 mil toneladas de cimento por ano, gerando uma média de 120 empregos diretos e mais de 600 indiretos.
O prefeito Roberto Sobrinho disse que a fábrica é muito bem-vinda porque entre as vantagens, está o aproveitamento da nossa mão-de-obra. ”Entre todas as parcerias que nós já fizemos com o Governo Federal, já temos cerca de cinco mil profissionais capacitados em vários segmentos e o aproveitamento desta mão-de-obra deve ser nosso primeiro compromisso”, disse Roberto.
Os diretores da Votorantin reafirmaram a prioridade em aproveitar a mão-de-obra local, e de capacitar trabalhadores, se for necessário. ”A vinda da fábrica Votorantim para Porto Velho é sem dúvida um marco importante. Com uma instalação moderna, a fábrica não só vai aproveitar os profissionais da região, como vai ter uma preocupação especial com a responsabilidade social e com a preservação do meio ambiente”, afirmou Luis Santos, diretor de planejamento da empresa.
Participaram da reunião, o secretário municipal de Planejamento, Israel Xavier, e o adjunto Pedro Beber além do procurador do Meio Ambiente do Ministério Público, Ivo Benitez.
(
Diário da Amazônia, 11/03/2008)