Agentes do Pelotão de Polícia Ambiental da Brigada Militar, em ação conjunta com fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizaram na manhã da última sexta-feira na região da Estação Ecológica do Taim (Esec) uma operação de combate à pesca e à caça ilegais. Diversas embarcações pesqueiras foram fiscalizadas, bem como acampamentos suspeitos de serem ocupados por caçadores.
O chefe da Estação, Amauri Motta, informou que as equipes percorreram todo o perímetro compreendido entre a foz do arroio Del Rei e a Lagoa da Pacheca, incluindo canais e interiores. Além da inspeção, os agentes orientaram principalmente os pescadores sobre a proibição das redes de malha inferiores a 45 milímetros, bem como a exigência de licença ambiental do Ibama para a atividade. No total oito pesqueiros e outros oito acampamentos foram vistoriados. Motta considerou positiva a operação e garantiu sua continuidade.
Na semana passada a Polícia Ambiental e o Ibama prenderam no balneário Cassino cinco homens por suspeita de caça proibida. Com o grupo foram apreendidos uma arma de fogo, munição, facas e outros instrumentos utilizados para caça.
(Por Valério Cabral, Diário Popular, 11/03/2008)