O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou no sábado passado o primeiro Ponto de Entrega Voluntária Monitorado (PEVM) da capital. O equipamento, instalado no Clube Escola da Lapa - Pelezão, vai receber resíduos de metal, papel, vidro e plástico, além de óleo de cozinha usado, que serão destinados à reciclagem.
O PEVM foi instalado a partir de uma parceria da Prefeitura com a Plastivida Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos, que arcará com os custos da instalação do posto da Lapa e de outros cinco que deverão ser inaugurados ao longo de 2008. Para manter os seis postos, a entidade desembolsará R$ 240 mil neste ano, ou R$ 40 mil por unidade. O projeto da Prefeitura é espalhar o equipamento em toda a cidade para estimular a população separar o lixo.
Para o presidente da Plastivida, Francisco de Assis Esmeraldo, todos os setores produtivos devem dar a sua colaboração para a multiplicação dos PEVMs. "Um quilo de plástico produz a mesma energia que um litro de gasolina. A diferença é que a gasolina a gente usa até a última gota; o plástico a gente joga no lixo”, disse ele na cerimônia. “O Brasil tem capacidade para reciclar uma quantidade de plástico 40% maior do que recicla hoje. Falta coleta seletiva", reforçou.
(Ecocoluna,
Ambiente Brasil, 11/03/2008)