Uma enquete divulgada hoje (11/03) pela rádio "ABC" indica que 64% dos australianos respaldam a decisão do primeiro-ministro, Kevin Rudd, de ratificar o Protocolo de Kioto. A Austrália se transformou hoje em membro oficial do clube de países que se comprometeram a combater o aquecimento global, depois dos 90 dias transcorridos desde que Rudd solicitou formalmente às Nações Unidas assinar o documento.
A pesquisa também revelou que apenas 7% dos 1.200 entrevistados rejeitam pertencer ao Protocolo de Kioto, enquanto 29% confessaram estar indecisos. Além disso, a enquete indica que três quartos dos ouvidos acreditam que o Governo australiano deveria aprovar medidas ainda mais ambiciosas para combater os efeitos da mudança climática.
Uma das primeiras iniciativas do Executivo trabalhista foi reverter a política do último Governo conservador, liderado pelo ex-primeiro-ministro John Howard, e ratificar quase de forma imediata o Protocolo de Kioto. A decisão deixou os Estados Unidos como o único país relevante fora do acordo.
(Efe, UOL, 11/03/2008)