Apesar da queda no nível do rio Gravataí desde a última semana até esta segunda-feira (10), a previsão é de pancadas de chuva para os próximos dias, o que deverá provocar aumento na medição. Hoje, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, em Alvorada, a régua marca 1,25 m acima do nível do mar, 20 cm a menos que sexta-feira (7). Se chegar a um metro, o rio Gravataí entra em estado de alerta para captação de água.
Conforme as previsões meteorológicas, a chuva começa ainda nesta segunda-feira, com pancadas isoladas ao longo dos turnos da tarde e noite. Na terça-feira (11), o índice pluviométrico deve aumentar, porém ainda moderado. Conforme a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Gravataí (FMMA), o nível do rio é considerado normal para esta época do ano e aumentará, gradualmente, com o fim do verão e do forte calor.
Rodízio só abaixo de um metro
A resolução nº 42/07, aprovada pelo Conselho de Recursos Hídricos do RS, estabelece rodízio para captação da água por parte dos produtores toda vez que o nível atingir marca inferior a um metro acima do nível do mar na ETA de Alvorada. No rodízio, os irrigadores retiram água por três dias e suspendem pelos dois subseqüentes.
O último rodízio aconteceu em janeiro. Se o nível ficar abaixo dos 50 cm, o consumo é suspenso. A FMMA lembra, ainda, que o abastecimento de água para a população está fora de perigo e que, dificilmente, o rodízio será feito, já que os períodos de maior calor do ano já passaram. Na ETA de Gravataí, o manancial se encontra com pouco mais de meio metro acima do nível do mar.
(Prefeitura Municipal de Gravataí, 10/03/2008)