Até o final deste mês, o Projeto Reluz, da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), que garantirá a troca de dos 85 mil pontos de iluminação da Capital nos próximos meses, terá definido, por licitação, a empresa que executará o serviço. "Calculamos que, no máximo até junho, os trabalhos iniciem", diz o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smov, José Luis Toffoli.
Após escolhida, a empresa terá nove meses para concluir o trabalho. Para que isso aconteça, cerca de dez mil pontos deverão ser trocados por mês. As lâmpadas de mercúrio serão substituídas por lâmpadas de vapor metálico de 150 watts, também de tonalidade amarela, mas que consomem de 35% a 40% menos energia. O novo equipamento tem o dobro de eficiência do atual. "A substituição de lâmpadas de vapor de sódio por metálicas é uma alternativa em termos de eficiência, economia e qualidade", destaca o secretário Maurício Dziedricki.
Projeto Reluz
Lançado em fevereiro, o projeto já substituiu antigos globos por 35 luminárias decorativas eficientes na Rua dos Andradas. Na última sexta-feira, 7, o prefeito José Fogaça e o secretário Maurício Dziedricki vistoriaram os novos equipamentos, instalados no calçadão.
O próximo passo do projeto é terminar a substituição das lâmpadas do calçadão no trecho da Rua Uruguai, onde somente cinco pontos foram beneficiados. O novo sistema atende os padrões do Programa Porto Alegre + Luz, que prevê um investimento de R$ 64 milhões na troca da iluminação pública.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 10/03/2008)